Home
Imagens do CSQV
Quem Somos
Nossa Equipe
O Que é PNL?
Nossa Agenda
Saúde Emocional
Saúde Física
Studio Pilates
Depoimentos
Cursos Abertos
Formação em PNL
Artigos
T&D Empresarial
Projetos
Fale Conosco
Trabalhe  CSQV
Ter. Matrícula
 

Para Viver Melhor...

 

A Ciência Médica vem desenvolvendo ao longo da sua história papel fundamental em suas pesquisas, para tentar esclarecer o mistério do funcionamento da mente e do corpo humano, com suas infinitas formas de se apresentar. Somos portadores de 100 bilhões de neurônios e 75 bilhões de células que segundo a Ciência, interagem constantemente para nos oferecer o equilíbrio das funções orgânicas que resultam no funcionamento do corpo humano. A nossa atitude deve ser a de adquirir conhecimentos, buscar ajuda de profissionais capacitados e competentes estabelecendo metas e objetivos para uma vida saudável. A grandeza da qualidade de vida física, emocional, social, intelectual e espiritual, deverão ser congruentes e pertinentes à composição do ser humano consciente. É fundamental que tenhamos um tempo para o nosso cuidado e crescimento pessoal. Devemos reservar uma parte do nosso dia com atividades físicas e mentais saudáveis. Pessoas otimistas cuidam mais da saúde e conseguem resultados melhores quando são submetidos à cirurgia ou a outros tratamentos quando necessário. Estudos demonstram que pessoas felizes têm melhor estilo de vida. A informação leva ao conhecimento e o conhecimento quando colocado em ação, oferece excelentes resultados em nossa vida. Informe-se, pesquise, sobre assuntos que despertem seu interesse. O conhecimento do que fazer e como fazer pode eleger e manter uma forma de vida mais ativa e saudável oferecendo o passaporte para a saúde. Lembre-se: A Educação Física, através de atividades afetivas, motoras e sociopsicomotoras, constituem-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, na interação, entre o indivíduo e o grupo ao qual pertence, promovendo a totalidade do ser humano. A prática da Educação Física regular, oferece também um impacto positivo no pensamento, no conhecimento e na ação, nos domínios cognitivos, da vida de qualquer indivíduo, ofertando uma vida ativa, saudável e produtiva, criando ainda uma integração segura e um adequado desenvolvimento com maior conscientização da unicidade mente e  corpo.

A prática de atividade física deve ser sempre acompanhada por profissionais qualificados e especializados. Sempre que possível tenha a integralização de uma equipe multidisciplinar, com Profissionais de Educação Física, Médicos, Psicólogos, Nutricionistas e Fisioterapeutas. Esse grupo de profissionais serão capazes de ofertar trabalhos fantásticos de prevenção à doença, ofertando ainda maior eficácia na recuperação da saúde, buscando o equilíbrio do organismo de maneira eficaz.

A adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras são fundamentais para o equilíbrio da sua saúde além é claro de boas horas de sono. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de "fast-foods". E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais). Tenha sempre bons pensamentos, ou melhor, excelentes pensamentos, pois a partir deles, o seu aparato encefálico será capaz de oferecer ações com predomínio de hormônios que causam maior fluidez à saúde e a vida. Faça exames médicos regulares.

A atividade física afinal, consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados.  Qual o significado disso? - Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida! É a vida sendo vivenciada com prazer!

Gostaria de ressaltar o investimento contínuo no seu futuro, através de uma vida saudável, você buscando formas de se tornar uma pessoa mais ativa no seu dia-a-dia, em tarefas simples, como subir e descer escadas, sair para dançar, praticar atividades como passeios no parque, na praia, enfim em lugares e atividades que sinta prazer...  Brinque mais, sorria mais, participe mais de atividades com filhos, netos, sobrinhos, entes queridos, enfim com pessoas que você se sinta feliz.

Você já falou hoje para aquela pessoa que você ama, o quanto ela é importante em sua vida?  Você simplesmente já a abraçou hoje?  Se não, o que esta esperando? Permita-se, afinal ... é preciso saber viver...

 

                             A lágrima que não sai dos olhos, fica no corpo em forma de doença.     Autor desconhecido.

 

 

Prof.Esp. Rogério Cláudio

CREF 04 062526 G/SP

 


 

           

                           O Método Pilates e seus Benefícios.


O Método Pilates, em alta ascensão na última década no Brasil, pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Seu criador, Joseph Hubertus Pilates, o criou em 1934. Seis princípios o regem (concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento). 

O Método tem efeitos positivos em diferentes populações e finalidades, podendo ser adaptado aos cuidados necessários em cada  disfunção.  O Método é bastante seguro. Inicialmente é feito uma consulta para detectar o estado físico e levantamento das necessidades da pessoa.

Segundo Joseph Pilates, o problema é que as pessoas buscam saúde “sem o esforço regular, disciplinado, necessário para tornar os nossos corpos totalmente móveis, fortes e resistentes” (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 2000).

O Método Pilates apresenta baixa contra indicação e os benefícios com a prática regular são inúmeros. A literatura aponta como vantagens:  estimulo da circulação sanguínea, melhora o condicionamento físico,  bem estar geral, oferece  força, flexibilidade, boa postura, controle, consciência corporal e maior percepção dos movimentos, aumento da auto estima entre outros. 


Em resumo, o praticante de Pilates ganha de imediato, mais disposição, qualidade de vida, autonomia de movimentos para as atividades diárias. Os resultados, só dependem da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios. É importante lembrar e alertar também que o Método preconiza no máximo 4 pessoas por aula no mesmo horário,  daí a necessidade de se procurar um Profissional bem formado e devidamente capacitado, registrado em seu Conselho, assim como o  Studio deverá oferecer equipamentos modernos e adequados à prática.

A combinação de todos esses ingredientes resulta em pessoas mais saudáveis, felizes, alegres e autônomas!

Artigo publicado na Revista Condomínios - Ed. Dez/11


 

Prof.Esp. Rogério Cláudio

CREF 04 062526 G/SP

 

 

 

 

Site Map