Home
Imagens do CSQV
Quem Somos
Nossa Equipe
O Que é PNL?
Nossa Agenda
Saúde Emocional
Saúde Física
Studio Pilates
Depoimentos
Cursos Abertos
Formação em PNL
Artigos
T&D Empresarial
Projetos
Fale Conosco
Trabalhe  CSQV
Ter. Matrícula

                                                         O que é Programação Neurolinguística

A Programação Neurolinguística foi criada nos anos 70 por Richard Bandler e Jonh Grinder, com base em várias disciplinas, entre elas a linguística, a teoria de sistemas, a teoria de comunicação, cibernética, neurofisiologia e pragmatismo. Ela tem sido utilizada em todo o mundo por diversos segmentos profissionais para cultivar a excelência pessoal e profissional, capacitando as pessoas a resolverem seus problemas pessoais, adquirirem habilidades interpessoais e alcançarem desempenho ímpar em suas profissões.

A PNL se desenvolveu desde então e se tornou o estudo sistêmico na comunicação humana. A PNL  estuda como estruturamos nossa experiência subjetiva, o que e como pensamos, nossos valores e crenças e como criamos nossos estados emocionais, como construímos nosso mundo interior a partir das nossas experiências.

A revolução da PNL ultrapassou o campo da comunicação humana, passou pela psicoterapia e estendeu-se para as mais diversas áreas da atividade humana e continua aumentando o  interesse das pessoas. Robert Dilts expandiu a área da aplicação da PNL com descobertas valiosas e importantes técnicas que são muito úteis na área de criatividade, inovação, motivação, saúde, esportes, transcendência e etc. Já Todd Epstein e Robert Mac Donald, desenvolveram técnicas na área de vícios e compulsões assim como Suzy Smith e Tim Hallbom ampliaram a sua aplicação em saúde e bem estar. Muitos pesquisadores têm ampliado o conhecimento, e a revolução continua...

A PNL cresceu agregando ferramentas e métodos práticos criados pela modelagem de pessoas realmente habilidosas. Estas ferramentas são  usadas internacionalmente nas áreas de esportes, negócios, treinamentos, vendas, direito e educação.

A PNL pode ser considerada uma das maiores descobertas do final do século XX, pois abre um amplo leque de aplicações em muitas áreas da atividade humana.

A PNL é uma ciência aplicada, e como tal oferece aos profissionais procedimentos específicos que podem ser aplicados em treinamentos, na educação, nos esportes, nas negociações, nas vendas, na área médica, principalmente nas chamadas psicossomáticas e na terapia.

PNL é tomada de consciência.

É despertar para novas e amplas possibilidades de auto-desenvolvimento e plena realização das nossas potencialidades físicas, mentais e espirituais.

PNL é auto-conhecimento.

É conhecer modelos, teoria, técnicas e práticas de utilização de poderosas ferramentas geradoras de estados, emoções, sentimentos e comportamentos positivos e proativos perante desafios e situações do processo da vida: Não é o que acontece conosco que nos afeta, mas sim o que vemos, ouvimos, sentimos, fazemos, comportamo-nos e agimos, representamos internamente, interpretamos e damos significados em relação ao que acontece.

PNL é viver com saúde, harmonia, alegria, entusiasmo, com motivação, com estratégias mentais focadas, inteligentes e congruentes.

PNL é muito mais que um conjunto de técnicas , é uma atitude perante a vida, consciência, poder pessoal, liderança, presença, é permanente mudança, é saber fazer escolhas, decidir os seus próprios caminhos, é ser ético, íntegro e ecológico. É saber gerar poderosos estados para viver com elegância ,flexibilidade e maestria, é serviço, perdão, compaixão e amor , saúde, alegria, sabedoria.

PNL é comunicar-se e relacionar-se com plenitude e transcendência do "ser" humano.

PNL é viver com alegria!

A PNL ou NLP em inglês, possui três partes:

A parte "NEURO" . Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. " Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais e nossos cinco sentidos, mas também as reações fisiológicas a ideias e acontecimentos

A parte " LINGUÍSTICA"  do título indica que usamos a linguagem verbal ou corporal para ordenar e expor nossos pensamentos

A " PROGRAMAÇÃO"  refere-se à maneira como organizamos pensamentos e comportamentos a fim de produzir resultados desejados ou não.

                                                                                

                                                          Campos de Atuação

Nas áreas de Saúde ( física e mental)

A PNL parte do princípio de que o corpo e mente formam um sistema único e de que a mente pode ajudar a criar a saúde e o equilíbrio de que nosso corpo necessita. Por isso, ela tem sido uma forte aliada dos profissionais de saúde no combate à depressão, fobia, ansiedade, obesidade, estresse, falta de confiança e auto-estima, problemas de relacionamento, doenças psicossomáticas entre outros.

No Auto conhecimento e no Desenvolvimento Pessoal

A Programação Neurolinguística oferece uma forma diferente de você pensar sobre você mesmo e sobre o mundo em que vive. Assim você terá mais consciência dos "filtros"  que empobrecem a sua experiência e poderá modificá-los. E mais: você poderá também  decodificar os seus sucessos e aprender a repetí-los.

Estabelecer objetivos e alcançar resultados, mudar hábitos, crenças pessoais e comportamentos indesejados, adquirir novos comportamentos, transformar experiências limitantes e despertar o potencial criativo são algumas das conquistas que podem ser viabilizadas.

Na Comunicação

Querendo ou não, nós nos comunicamos o tempo todo e é impossível não nos comunicarmos. E já que é assim, é melhor aprimorarmos a nossa comunicação, a fim de torná-la  mais eficaz.

Na Educação

Aprender a aprender é tudo o que precisamos, a partir daí, podemos aprender qualquer coisa.

Dificuldades na aprendizagem podem ser superadas rapidamente e com efeito colateral às vezes surpreendente, por exemplo: elevação na auto-estima, socialização e  motivação.

Nos Negócios

A PNL representa uma atitude e uma maneira de estar no mundo que conduzem a um processo evolutivo e transformador. As limitações inerentes aos sistemas são vistas apenas como um objetivo a ser alcançado, um gerador de progresso.

A PNL tem sido aplicada principalmente nos seguintes programas : Liderança, Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho, Alinhamento de Competências, Mudanças Comportamentais, Comunicação e Relacionamento, Vendas, Atendimento ao Cliente, Motivação e Solução de Conflitos.

                                                                                     

 

 

Site Map